A característica essencial de um transtorno decorrente do uso de substâncias consiste na presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que:
- A. o diagnóstico de Transtorno por uso de substâncias baseia-se exclusivamente no exame laboratorial que constata a incidência da substância no organismo.
- B. o uso de dosagens elevadas de substâncias estimulantes pode produzir ansiedades temporária intensas que lembram Transtornos de pânico ou Transtornos de ansiedade generalizadas, bem como ideação paranoide.
- C. o consumo prolongado e intenso de substâncias psicoativas pouco tem relação com a ativação direta do sistema de recompensa do cérebro, porque o consumo da substância produz muito desconforto e prejuízos à vida do indivíduo.
- D. as drogas mais sedativas (hipnóticos, ansiolíticos e álcool) podem desencadear transtornos psicóticos e transtornos de ansiedade porém não interferem na atividade sexual e no sono.
- E. a ingestão repetida de doses elevadas de álcool pode afetar os sistemas de órgãos digestivo e o sistema cardiovascular, mas não interfere no sistema nervoso central e periférico.