Os trocadores de calor exercem importante papel em pesquisas científicas e aplicações tecnológicas. Esses dispositivos são utilizados para realizar o processo de troca térmica entre dois fluidos em temperaturas diferentes e podem ser classificados de diversas formas. É muito comum a classificação em função da configuração do escoamento, como mostram os trocadores bitubulares de correntes paralelas e de correntes opostas. Com relação aos trocadores de calor de correntes paralelas, afirma-se que
- A. a temperatura de saída do fluido frio nunca pode ser superior à do fluido quente
- B. a alta recuperação de calor e a eficiência térmica desses trocadores fazem com que eles sejam, na maioria das vezes, preferíveis em relação aos trocadores de correntes opostas.
- C. a área necessária para que ocorra uma dada taxa de transferência de calor é menor do que a necessária para o trocador de correntes opostas, considerando o mesmo valor do coeficiente global de transferência de calor para os dois arranjos.
- D. para as mesmas temperaturas de entrada e saída, a média log das diferenças de temperaturas é superior à do trocador de correntes opostas.
- E. possuem uso limitado aos fluidos em mudança de fase e com alta condutividade térmica, em virtude de sua baixa capacidade térmica.