Os átomos do soluto são adicionados a uma solução sólida, na qual a estrutura cristalina do material metálico hospedeiro se mantém. Átomos de impurezas são distribuídos aleatoriamente e sua inclusão pode ser considerada um defeito pontual na estrutura cristalina do metal original. Nessa perspectiva, qual das afirmativas abaixo NÃO determina o grau de solubilidade do soluto no metal?
- A. Para que a solubilidade seja alta, as estruturas cristalinas do metal hospedeiro e do metal de adição devem ser as mesmas.
- B. Para que um soluto seja acomodado em uma solução sólida, a diferença dos raios atômicos entre os dois tipos de átomos deve ser menor do que, aproximadamente, 15%.
- C. Um metal apresenta maior tendência a se dissolver em outro de maior valência.
- D. Quanto mais eletronegativo for um elemento e mais eletropositivo for o outro, maior a probabilidade de formarem um composto intermetálico e não uma solução sólida substitucional.
- E. O ponto de fusão dos metais deve ser, aproximadamente, o mesmo, para que o soluto se dissolva completamente no solvente, formando uma liga metaestável.