Considere as afirmações dos itens a seguir:
I. O controle de pressão, através de Válvulas Redutoras de Pressão (VRP), apresenta-se como uma das ferramentas mais importantes no controle e redução de perdas, sendo recomendado o seu uso nos sistemas de abastecimento de água, na medida do necessário. Este controle deve, assegurar as pressões mínimas e máximas permitidas para os consumidores finais, isto é, as pressões estáticas e dinâmicas, que obedeçam a limites prefixados.
II. Segundo a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras deve ser de 500 kPa (50 mca) e a pressão dinâmica mínima, de 100 kPa (10 mca). Valores fora dessa faixa, podem ser aceitos desde que justificados técnica e economicamente.
III. Sabe-se que, em um sistema de água com alta pressão ocorre com mais freqüência uma grande quantidade de vazamentos. Caso uma análise de custo-benefício aponte ser viável economicamente um controle ativo dos vazamentos, recomenda-se reduzir a pressão no sistema com VRP ou com utilização de reservatórios, objetivando a redução de ocorrências de vazamentos e, por conseqüência, a redução do número de pesquisas de vazamentos. A experiência indica que se não houver uma redução de pressão, o sistema retornará com perdas equivalentes a do início da pesquisa, anulando em pouco tempo a campanha de combate realizada.
Em relação às afirmações dos itens anteriores, é correto afirmar que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...