Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS / Gestão em Saúde - Vigilância Epidemiológica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Em relação às medidas de freqüência de uma doença na população geral, é correto afirmar que.
a incidência cumulativa é a proporção de pessoas que se tornam doentes durante um período especificado de tempo. O melhor desenho epidemiológico para estudar a incidência de uma doença rara é o de caso-controle.
a taxa de incidência ou densidade da incidência é calculada em termos do número de pessoas afetadas por período (dias, meses ou anos) de observação. O numerador indica o número de casos novos na população, e o denominador é a soma de cada período individual de observação, no qual os indivíduos já estão afetados pela doença.
a incidência cumulativa calcula a estimativa da probabilidade ou risco de um indivíduo vir a desenvolver uma doença durante um período especificado de tempo.
embora consagrada pelo uso como taxa de prevalência, esta medida de freqüência é melhor definida como uma proporção, ou seja, a quantidade de pessoas numa população que apresentam a doença no período especificado.
a taxa de mortalidade e de morbidade são medidas indicativas de prevalência de número de óbitos e casos de doenças numa população bem definida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...