Os valores estimados da capacidade de suporte (kg/m3) da carpa comum, da tilápia nilótica e do pacu, produzidos em tanquesrede, foram, respectivamente, de 300, 350 e 50-75 kg/m3. Essa diferença de valores é explicada pois
- A. o pacu Piaractus mesopotamicus é uma espécie que se reproduz o ano todo, característica que limita o ganho de biomassa e resulta em valor de capacidade de suporte menor em comparação aos valores da tilápia e da carpa.
- B. o pacu e a carpa apresentam tolerância a baixos níveis de oxigênio dissolvido ocasionando a diminuição do ganho de biomassa das duas espécies.
- C. os peixes como a carpa e a tilápia aproveitam bem o plâncton como alimento e reduzem a carga orgânica nas unidades de produção, ocasionando assim um aumento da capacidade de suporte.
- D. o pacu, por ser uma espécie reolítica e exótica, apresenta maiores gastos energéticos durante a reprodução, resultando em menor ganho de biomassa (kg/m3).
- E. o hábito alimentar carnívoro do pacu faz com que o seu ganho máximo de biomassa seja limitado pela oferta de ração com níveis de proteína bruta abaixo do recomendado para este espécie.