No processo de administração de estoques surgem várias razões para o desequilíbrio entre a taxa de fornecimento e de demanda, em diferentes pontos de qualquer operação. Isso leva à aplicação de diferentes tipos de estoque. Há basicamente quatro tipos de estoque: estoque isolador ou de segurança, de ciclo, de antecipação e de canal. As razões para aplicação dos estoques:
- A. de ciclo e de canal ocorrem porque um ou mais estágios na operação não podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente e pela necessidade de compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda, respectivamente.
- B. de antecipação e de canal são usados para compensar diferenças de ritmo de fornecimento e demanda e para compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda, respectivamente.
- C. de antecipação e isolador são usados para compensar diferenças de ritmo de fornecimento e demanda e porque o material não pode ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e o ponto de demanda, respectivamente.
- D. de ciclo e de antecipação ocorrem porque um ou mais estágios na operação não podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente e para compensar diferenças de ritmo de fornecimento e demanda, respectivamente.
- E. de canal e isolador visam compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda e o fato do material não poder ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e o ponto de demanda, respectivamente.