A pesquisa operacional pode ser definida como um método científico de apoio à tomada de decisões. Em geral, consiste na descrição de um sistema com o auxílio de um modelo, e por meio da experimentação com o modelo, na descoberta da melhor maneira de operar ou intervir no sistema. De uma forma geral, um trabalho de pesquisa operacional deve desenvolver-se sequencialmente, de acordo com fases, que são, respectivamente,
- A. percepção ou demanda por solução → definição do problema → construção do modelo → solução do modelo → validação do modelo → implementação dos resultados.
- B. percepção ou demanda por solução → definição do problema → construção do modelo → validação do modelo → solução do modelo → implementação dos resultados.
- C. percepção ou demanda por solução → definição do problema → construção do modelo → solução do modelo → implementação dos resultados → validação do modelo.
- D. percepção ou demanda por solução → construção do modelo → definição do problema → solução do modelo → validação do modelo → implementação dos resultados.
- E. percepção ou demanda por solução → construção do modelo → solução do modelo → validação do modelo → definição do problema → implementação dos resultados.