De acordo com os pressupostos teóricos piagetianos, para que a construção progressiva dos conhecimentos pelos estudantes aconteça de forma adequada, a relação entre professor e aluno deve
- A. considerar a necessária relação entre o ser aprendente, o objeto de conhecimento e o outro ser social capaz de mediar o processo de aprendizagem e, consequentemente, seu desenvolvimento.
- B. ser marcada por situações que promovam desequilíbrio, conflitos e reflexões do educando sobre suas ações, de modo que ele possa construir compreensões cada vez mais elaboradas acerca da realidade, conseguindo manter a motivação para aprender.
- C. consistir na obtenção de contingências de reforço, de modo a possibilitar ou a aumentar a probabilidade de ocorrência da resposta a ser aprendida.
- D. levar em consideração o antagonismo de bloqueio, já que, as necessidades afetivas dos aprendentes, quando não satisfeitas, resultam em barreiras para a capacidade cognitiva e o desenvolvimento da personalidade no processo de ensino e aprendizagem.
- E. ser verticalizada, pois o professor é capaz de apontar e corrigir os erros dos educandos, em um processo de transmissão dos conhecimentos.