Engenharia de Recursos Hídricos/Hidráulica - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Considere uma situação de grave emergência urbana, como o terremoto que assolou recentemente a capital do Haiti, ou uma explosão de reator nuclear, como o de Fukushima, no Japão. Supondo que os mananciais superficiais e a rede de distribuição de água potável foram seriamente comprometidos, e considerando as possíveis medidas cabíveis, assinale a opção incorreta.
A utilização de água subterrânea, através de poços profundos, poderia ser uma boa opção de abastecimento emergencial da população, em função da proteção natural daquele manancial.
Compostos radiativos resultantes da explosão de reatores nucleares não podem contaminar os mananciais de abastecimento, pois eles são lançados a altitudes muito elevadas.
A rede de água potável poderia ser comprometida após um terremoto violento, principalmente através da contaminação cruzada com a rede de esgotos.
A existência prévia de Planos de Preparo para Emergências (PPE) e Planos de Contingência (PC) de abastecimento de água poderiam evitar que a população consumisse água contaminada.
A adição de hipoclorito de sódio à água de beber poderia reduzir o risco de contaminação por microrganismos patogênicos, mas não a contaminação causada por elementos radioativos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...