Ao digitar www.petrobras.com.br em um browser, este nome é encaminhado a um módulo de software conhecido como Resolver. A tarefa desse software é enviar, de volta ao browser, o endereço IP da estação que armazena o site procurado. Essa descrição se refere ao funcionamento básico do esquema denominado DNS (Domain Name System). Nesse esquema,
- A. o sistema de nomes é implementado de forma distribuída e hierárquica em diferentes zonas, sendo que em cada zona estão implementados os processos e as bases de dados que possuem os mapeamentos entre nomes e endereços IP daquela zona e das zonas diretamente superiores hierarquicamente.
- B. o servidor de nomes de uma zona tem de estar, obrigatoriamente, implementado fisicamente dentro da mesma rede da zona pela qual ele responde, ou seja, não pode estar implementado em uma rede externa.
- C. cada zona de nomes deve ter um servidor primário, que detém de fato os mapeamentos dos nomes em endereços IP no seu disco, e pode ter, no máximo, um servidor secundário, que obtém os mapeamentos do servidor primário.
- D. a principal funcionalidade é permitir o mapeamento entre nomes e endereços IP, que possibilita a independência entre os nomes utilizados na Internet e os computadores onde estão armazenados os recursos associados aos nomes.
- E. as respostas aos pedidos de mapeamento de nomes em endereços podem ser não autoritativas, quando o servidor de DNS que responde contém de fato o mapeamento, ou originadas a partir de um armazenamento em cachê local, quando então são autoritativas.