O Modelo OSI é conhecido como uma referência para a divisão das funções presentes em uma rede de comunicação de dados. Segundo esse modelo, a Camada de Transporte é responsável por fornecer
- A. a capacidade de organizar a comunicação em diálogos e atividades, facilitando o transporte de informações complexas e estruturadas comumente presentes em aplicações distribuídas.
- B. o encaminhamento adequado pela rede, decidindo as rotas para envio a partir do endereçamento contido no cabeçalho de cada pacote.
- C. um controle da comunicação fim-a-fim entre as entidades das camadas superiores, permitindo a detecção, a eventual correção e o possível controle de fluxo entre estações terminais da rede.
- D. algum nível de confiabilidade nos enlaces, realizando a detecção de possíveis erros de transmissão e, eventualmente, a correção desses erros, bem como o controle de fluxo em cada um dos enlaces, impedindo a perda de pacotes.
- E. segurança contra ataques maliciosos, permitindo o transporte transparente, com autenticidade e privacidade, entre aplicações heterogêneas que utilizam os recursos de uma rede única ou mesmo que se encontrem no ambiente de uma rede com várias sub-redes.