Engenharia de Telecomunicações - Comunicação via satélite - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Figuras para os itens de 100 a 106
O Atlantic Bird 1, cujo diagrama de blocos está ilustrado na figura I, é um satélite geoestacionário do tipo bent pipe cujo ponto subsatélite está localizado em 12,5° Oeste. Esse satélite, que foi lançado em agosto de 2002 e possui, atualmente, 19 transponders ativos, foi projetado, primariamente, para que serviços de telecomunicações entre a Europa e as Américas do Sul e do Norte fossem providos. Entre as flexibilidades oferecidas por esse satélite, encontra-se a que permite que um sinal recebido de uma região de cobertura no uplink possa ser simultaneamente transmitido para todas as regiões de cobertura no downlink; sinais podem ser recebidos de uma região e ser transmitidos para as outras duas regiões de cobertura do satélite. A figura II apresenta informações complementares acerca do satélite Atlantic Bird 1, extraídas do sítio www.eutelsat.com. A figura III ilustra o desempenho da probabilidade de erro de bit como função da razão entre a energia de bit E b e a densidade espectral SSB do ruído AWGN N 0 para diferentes técnicas de modulação que podem ser empregadas em sistemas via satélite que utilizam o referido satélite da Eutelsat.
A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.
Considere que determinada prestadora de serviços de telecomunicações deva executar serviço de telecomunicações via satélite regulado pela Lei Geral de Telecomunicações (Lei n.º 9.472/1997 – LGT) e, para isso, tenha verificado que, tanto o satélite Atlantic Bird 1 quanto outros satélites denominados satélites brasileiros propiciam condições equivalentes para a aludida execução. Nessa situação hipotética, sabendo-se que o satélite da Eutelsat descrito não constitui satélite brasileiro, por lei, deverá ser dada preferência ao emprego de satélites brasileiros para a execução do referido serviço de telecomunicações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...