Engenharia Elétrica - Geral - - 0000
A respeito do emprego da chave eletrônica de partida (softstarter) para motores de indução, assinale a alternativa correta.
O princípio de funcionamento da softstarter é o mesmo do conversor de freqüência. Assim, para motores de pequena potência, no controle de velocidade normalmente se utilizam as softstarters ao invés dos conversores de freqüência por serem de custo mais reduzido.
A desvantagem das chaves eletrônicas softstarters é que elas produzem harmônicas, inclusive também na condição de regime normal de operação, ou seja, fora da partida e da parada do motor.
Durante a partida ou parada de um motor que utiliza a chave softstarter, não devem estar ligados capacitores em paralelo com o motor. Capacitores são ligados na condição de regime normal de operação para a correção do fator de potência do motor.
Para proteção de um motor que utiliza a chave eletrônica softstarter, é necessária a presença de fusíveis retardados do tipo diazed. Esses fusíveis possuem resposta lenta, para impedir a sua atuação indevida, mesmo com a utilização da chave eletrônica softstarter.
Devido à utilização da chave eletrônica de partida softstarter, é necessário que o motor seja ligado na ligação triângulo, e não na ligação estrela, para que a tensão aplicada ao motor seja a menor possível.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...