Engenharia Elétrica - Geral - - 0000
Nas equações deduzidas que permitem determinar as expressões que definem as capacitâncias das linhas de transmissão, valem para condições idealizadas: condutores de seção cilíndrica, retos, isolados entre si e com relação ao solo e correndo paralelamente entre si e ao solo. Infelizmente isso não acontece nas linhas reais.
Dos fatores abaixo, apenas um não apresenta maior fonte de erros, enquanto que, para os demais, apenas correções parciais poderão ser feitas, e, assim mesmo, de caráter empírico. Esse fator é:
As linhas de transmissão são normalmente construídas mediante o emprego de cabos como condutores, cujas superfícies não possuem curvatura única.
Os cabos suspensos entre duas estruturas tomam a forma de uma catenária, variando a sua altura sobre o solo, mesmo quando os terrenos atravessados são planos. Essa variação aumenta ainda mais quando os terrenos atravessados não são planos, como geralmente ocorre.
As estruturas de sustentação, principalmente quando metálicas, estão no mesmo potencial que o solo, comportando-se como eletrodos, aumentando as capacidades parciais entre condutores e as estruturas.
Os isoladores, ou as cadeias de isoladores, também se comportam como capacitores colocados entre os condutores e as estruturas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...