A detecção dos canais "direito (D)" e "esquerdo (E)" de uma rádio FM com transmissão estereofônica é feita após o discriminador ou detector de relação de um receptor. Após o discriminador existem três filtros. Um filtro passa-faixa com corte em 15 kHz que separa, de todo o sinal detectado, o sinal D+E, um filtro passa-faixa que separa o piloto e um filtro passa-faixa, de 23 kHz a 53 kHz, que separa a faixa que contém os sinais D-E. A detecção dos sinais D-E é feita, após este filtro, através de:
- A. (A) detecção de envoltória com um diodo rápido e um filtro passa-baixa com freqüência de corte em 15 kHz.
- B. (B) detecção síncrona, multiplicando-se o sinal da saída do filtro de 23 a 53 kHz por um sinal de 38 kHz, originado da multiplicação por dois do sinal do piloto, seguido de um filtro passa-baixa, com freqüência de corte em 15 kHz.
- C. (C) detecção de FM, com um discriminador ou um detector de relação, seguido de um filtro passa-baixa, com freqüência de corte em 15 kHz.
- D. um circuito PLL (malha de fase locada), seguido de um filtro passa-baixa, com freqüência de corte em 15 kHz.
- E. (E) detecção de fase, com multiplicação síncrona dos sinais contidos na faixa de 23 a 53 kHz, com o sinal piloto, que serve de referência de fase.