De acordo com alguns teóricos que discutem a problemática das drogas para as crianças e os adolescentes, os fatores de risco e proteção podem estar presentes neles mesmos, por meio de mecanismos ainda não totalmente esclarecidos e vinculados à singularidade de cada fase da vida e de cada um; ou na sociedade como um todo, dentro dos variados grupos de referência, entre os quais se destacam a família, a escola, o grupo de amigos, as áreas de saúde, a mídia, as políticas governamentais. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O modelo familiar funciona como fator decisivo de proteção, em que estão presentes o amor, o compromisso, o respeito e também os limites que devem ser impostos por meio do autoritarismo.
No processo de construção do ser humano, outros grupos de referência vão se tornando importantes, destacando-se a escola dentro da proposta preventiva. Nesse sentido, a escola não pode acolher o aluno usuário de drogas, pois ele influencia negativamente os outros.
Em relação à adolescência, não há risco de vulnerabilidade, pois essa fase está muito ligada às características próprias do desenvolvimento psicoemocional.
A resposta do adolescente aos riscos da dependência será mais ou menos adequada à sua história de vida e ao seu grau de adaptação à sociedade em transformação.
A condição de risco nunca é pluricausal, e os desdobramentos para a sua prevenção também não o são. Portanto, o problema está na família ou está na sociedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...