Em uma indústria siderúrgica utilizam-se grandes motores de corrente contínua no processo de laminação, e alguns cuidados devem ser tomados quando da partida desses motores. Se a velocidade do motor varia inversamente com a variação do fluxo, as operações a serem executadas, a fim de dar a partida em um motor derivação, ocorrem na seguinte ordem:
- A. ligar primeiro o circuito de armadura à linha; algum tempo depois, ligar uma resistência em série com o circuito de campo e este ligar à linha.
- B. ligar primeiro uma resistência em paralelo com circuito de campo; posteriormente ligar uma resistência de alto valor em paralelo com o circuito de armadura e ligar à linha de alimentação.
- C. ligar primeiro o circuito de campo à linha de alimentação; e, após algum tempo, ligar o circuito de armadura em série com uma resistência à linha.
- D. primeiramente ligar uma resistência de alto valor em série com o circuito de armadura para limitar a corrente, e ligar à linha de alimentação; posteriormente ligar o circuito de campo.
- E. ligar um capacitor em paralelo com o circuito de armadura e ligar à linha de alimentação; logo após, ligar o circuito de campo.