Em uma indústria petrolífera necessita-se dar partida em um grande motor trifásico, com o rotor em gaiola. O operador do sistema verifica o circuito acionador e constata que este está em perfeitas condições. Então, ele aciona a chave de partida e observa que o motor não parte. Efetua, em seguida, a inspeção no circuito e verifica que o fusível instalado para proteção do motor queimou. As possíveis causas para tal fato são:
- A. obstrução parcial na entrada de ar; enrolamento com baixa isolação; mancais com falta de lubrificação
- B. desgaste total de uma escova; bloqueio parcial do rotor devido à sujeira no eixo; uma das fases do circuito alimentador está interrompida
- C. condutor rompido no enrolamento de uma fase; rotor com desbalanceamento; sequência de fases invertida
- D. espiras parcialmente curto-circuitadas; temperatura ambiente muito alta; ligações invertidas nos enrolamentos dos polos de campo
- E. curto-circuito entre os enrolamentos de duas fases quaisquer; curto-circuito entre as espiras de uma mesma fase; curto-circuito entre duas fases e terra