Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Os campos de atuação para a Psicologia Social hoje no Brasil estão se diversificando. Para acompanhar tal diversificação, o Conselho Federal de Psicologia tem criado banco de dados sobre os profissionais que atuam no setor, expedido título de especialista na área e editado algumas publicações como subsídios de orientação para ajudar psicólogos que atuam frente às demandas sociais. Na publicação do CFP intitulada referências técnicas para atuação do Psicólogo no CRAS/SUAS, de 2007, são elencados princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS.
As alternativas apresentam o elenco destes princípios, EXCETO:
Atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), cooperando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos.
Atuar nos settings convencionais, espaços adequados e preparados especificamente para o desenvolvimento das ações nas instalações do CRAS.
Atuar a partir do diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, experiências e conhecimentos na proposição de ações.
Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais quanto coletivos realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário.
Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a psicologia e o serviço social, buscando a interação de saberes e a complementação das ações, com vistas a maior resolutividade dos serviços oferecidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...