Hebe Signorini Gonçalves aponta, como fatores indutores de violência nas famílias expostas a dificuldades de ordem social, financeira ou emocional, a
- A. exposição de numerosos membros da família a eventos traumáticos vividos pelo grupo familiar e a ausência de bons estilos para resolução de conflitos.
- B. produção de múltiplas determinações do comportamento agressivo, resultado do efeito de forças que atuam em conexão no indivíduo, na família, na comunidade e na cultura.
- C. presença de fatores de personalidade, tais como a baixa auto-estima, falta de controle dos impulsos e resposta exacerbada a condições de estresse.
- D. presença de alguns traços de personalidade dos pais (relacionados à depressão e ansiedade) e algumas características das crianças (temperamento difícil, retardo mental e hiperatividade), tornando-as vítimas preferenciais do abuso.
- E. coesão ou não do grupo e sua exposição à violência, carecendo de um sistema de valores e crenças capaz de manter as pessoas unidas e dedicadas umas às outras no grupo doméstico.