A figura acima mostra o diagrama unifilar de um sistema elétrico de potência que opera em regime permanente com tensões em todas as suas barras aproximadamente iguais a 1,0 pu (tensão nominal). As impedâncias dos geradores, da linha de transmissão e dos transformadores têm apenas a parte reativa diferente de zero. As reatâncias de seqüência positiva, negativa e zero de cada transformador são iguais a sua própria reatância x T . Os demais equipamentos têm as suas reatâncias indicadas no diagrama. Considere que os subscritos 0, 1 e 2 no diagrama indicam seqüências zero, positiva e negativa, respectivamente. Para o propósito de análise de faltas, despreze a contribuição das correntes de carga do sistema. Nesse sistema, todos os geradores e transformadores têm potência nominal igual a 100 MVA e a reatância de aterramento X N do gerador G1 é desconhecida.
Tendo como referência a figura e as informações acima e considerando uma base de potência igual a 100 MVA e de tensão igual a 10 kV no gerador G1, julgue os itens a seguir.
Supondo-se que a reatância XN seja igual a 50% da reatância de seqüência positiva do gerador G1, a magnitude da corrente de curto-circuito fase-terra na barra 1 será superior a 10 pu.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...