O trabalho do psicólogo nas diferentes instituições coloca-se frente a diferentes demandas que estão implícita e explicitamente relacionadas à organização social, política, cultural, econômica da sociedade e às relações de poder instituídas, de maneira a exigir do profissional uma escuta além das relações pessoais e intrafamiliares dos atendidos.
Acerca das relações institucionais e de poder, a partir do pensamento de Guirado, Guilhon e Lapassade, pode-se considerar correto que:
- A. A instituição, para Guilhon, pode ser compreendida como a intermediação entre o Estado e a população que a ela procura, sendo transpassada pelas forças e interesses criados no âmbito dos projetos da sociedade.
- B. Guilhon e Lapassade definem da mesma forma instituição, compreendendo-a como o conjunto do que está instituído e, enquanto jurisdição e política, pauta toda e qualquer relação.
- C. O sujeito, na estrutura institucional, de acordo com Guirado, deve ser pensado a partir de suas características e capacidades individuais e pessoais, o que permite compreender os conflitos, os desvios, as inadequações que atuam no espaço institucional.
- D. De acordo com Guilhon, a perpetuação do instituído se dá pela organização burocrática das relações, que designa lugares definidos de decisão e execução.
- E. De acordo com Lapassade, nas relações de poder, a autonomia de grupos e sujeitos é substituída pela submissão e o cumprimento das normas se estabel ece como fim em si mesmo.