Psicologia - Psicologia Organizacional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A respeito da psicologia aplicada à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, é correto afirmar que
uma reprimenda, uma suspensão, um endurecimento nas normas da empresa são estímulos aversivos que, quando apresentados, constituem uma punição, que não é, definitivamente, o procedimento mais adequado para se manter um comportamento, pois a resposta não desejada é suprimida apenas temporariamente.
as condições externas ou ditas ambientais devem, em um segundo momento, ser objeto de análise, mas os determinantes do comportamento humano em face de uma situação crítica é ditado por causas neurais ou por causas psíquicas, onde esse comportamento é explicado em termos de um agente interior sem dimensões físicas, chamado mental ou psíquico.
a modificação do ambiente funciona como técnica para a redução de acidentes, pois o ambiente pode funcionar como um estímulo discriminativo, quando oferece ocasião para que um desempenho não seja reforçado, diminuindo de frequência até a extinção ou generalizador, ao reforçar um desempenho e provocar o aumento de sua frequência.
de acordo a teoria Y, de Douglas McGregor, o trabalho é intrinsecamente desagradável para a maioria das pessoas, sendo que poucas pessoas são ambiciosas, têm desejo de responsabilidade e a maioria prefere ser orientada pelos outros, não demonstrando capacidade para criatividade na solução de problemas.
o comportamento operante ou de caráter reflexo inclui todas as respostas dos seres humanos e de muitos organismos, que são eliciadas ou produzidas por modificações especiais de estímulos do ambiente, como ocorre com as pupilas, que se contraem ou dilatam, em resposta a modificações na iluminação do ambiente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...