No funcionamento automático de um grupo gerador dieselelétrico,
- A. estando o gerador em operação, somente deve ocorrer a parada automática imediata se ocorrer baixa pressão do óleo lubrificante e/ou sobrevelocidade do rotor, de forma que a carga de emergência esteja quase sempre em condições de operar.
- B. estando o gerador em operação, após o retorno da rede da concessionária às condições normais é desarmado o contator/disjuntor de potência do gerador, efetuando a parada do grupo gerador, e é energizado o contator/disjuntor de potência da rede, retornando a alimentação via concessionária.
- C. estando o gerador em operação, após o retorno da rede da concessionária às condições normais é desarmado o contator/disjuntor de potência do gerador e energizado o contator/disjuntor de potência da rede da concessionária, e depois de tempo predeterminado é efetuada a parada do grupo gerador.
- D. a partida é automática e se dá quando ocorre a queda de tensão da rede, detectada pelo sensor de tensão, comutando-se os contatores/disjuntores da rede da concessionária para o gerador, após o que é dada a partida no motor diesel, porém no retorno da energia da rede, a parada deve ser efetuada manualmente.
- E. a partida é automática e se dá quando ocorre a queda de tensão da rede, detectada pelo sensor de tensão, desligando-se o contator/disjuntor da rede da concessionária, após o que é dada a partida no motor diesel e em seguida é conectado o contator/disjuntor do gerador, porém no retorno da energia, a parada é manual.