Com relação aos sistemas de distribuição de gás natural, é correto afirmar:
Como a maior parte das redes de gás é de pequeno diâmetro e é confeccionada em plásticos tipo PP e PE, as juntas são estáveis a vazamentos localizados, reduzindo ao máximo as perdas no transporte do gás dos locais produtores até os centros consumidores.
As emissões fugitivas, em maior parte, ocorrem através de pequenos vazamentos por juntas existentes nas tubulações e seus componentes. Também podem ocorrer vazamentos por acidente ou por operações de manutenção ou manobra do sistema.
As redes em ferro fundido que compõem a grande maioria da distribuição para os centros consumidores possuem perdas da ordem de 25%, o que está sendo corrigido pela inclusão de contaminantes no gás que vedam as juntas, sem diminuir a qualidade do gás.
O gás natural, por ser mais denso que o ar, não se perde por conta de pequenos vazamentos, mas acaba perdendo muito de sua pressão ao longo do trajeto dos centros produtores até os centros consumidores.
As empresas clandestinas de instalação de gás retiram a maior parte da pressão do gás natural que deveria chegar aos centros consumidores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...