Para o projeto do ramal de entrada de uma instalação elétrica residencial, o projetista precisou consultar a tabela fornecida pela concessionária de energia elétrica local, apresentada abaixo.
Considerando que a unidade consumidora tenha sido classificada na categoria de atendimento B (bifásica) e que a corrente de demanda máxima calculada tenha sido de 56 A, é indicado a utilização de
- A. condutor do ramal de entrada de seção 16 mm2 com capacidade de condução de corrente de 76 A, disjuntor com corrente nominal de 70 A e eletroduto de entrada de 32 mm.
- B. medição direta, condutor do ramal de entrada de seção 16 mm2, disjuntor com corrente nominal de 60 A e caixa categoria B, tipo E.
- C. medição indireta, condutor do ramal de entrada de seção 50 mm2, disjuntor com corrente nominal de 125 A e caixa categoria B, tipo M.
- D. medição direta, condutor do ramal de entrada e de aterramento de seção 10 mm2 e poste de concreto com esforço mínimo suportável de 90 daN.
- E. medição indireta, condutor do ramal de entrada de seção 16 mm2, disjuntor com corrente nominal de 50 A e maior motor de 3 CV para tensão 220 V.