São conhecidas as seguintes grandezas para o circuito de uma carga monofásica, alimentada por um condutor de fase e um condutor de neutro:
− IB = 20,0 [A], como a corrente de projeto do circuito.
− IZ = 30,0 [A], como a capacidade de condução de corrente dos condutores do circuito, em uma dada forma de instalação.
Nessas condições, apresenta corretamente o emprego de dispositivos de proteção contra curtos-circuitos e sobrecargas, considerando a coordenação com os demais elementos do circuito:
- A. Podem ser aplicados dois fusíveis, cada um com corrente nominal de 12,0 [A], um no condutor de fase e um no condutor de neutro do circuito. Os fusíveis são instalados ambos a montante dos cabos de alimentação da carga.
- B. Pode ser aplicado um fusível, com corrente nominal de 30,0 [A], no condutor de fase do circuito. O fusível deve ser instalado a jusante do cabo de alimentação de fase, no ponto de ligação à carga.
- C. Podem ser aplicados dois disjuntores, cada um com corrente nominal de 12,0 [A], um no condutor de fase e um no condutor de neutro do circuito. Os disjuntores são instalados a montante do cabo de alimentação do circuito.
- D. Pode ser aplicado um disjuntor, com corrente nominal de 30,0 [A], no condutor de fase do circuito. O disjuntor deve ser instalado a montante do cabo de alimentação da fase do circuito.
- E. Podem ser aplicados dois disjuntores em paralelo, cada um com corrente nominal de 15,0 [A]. Os disjuntores são instalados a montante do cabo de alimentação da fase do circuito.