Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O trabalho como regulador social é fundamental para a subjetividade humana, e essa condição mantém a vida do sujeito. Acerca das situações que podem ocorrer quando a produtividade exclui o sujeito, assinale a opção correta.
Uma alta exigência de qualificação, com maiores habilidades, mais ágil e eficaz, vem-se tornando um desafio que contribui para a qualidade de vida do homem no trabalho, o qual, ao ambicionar galgar postos de poder e de liderança, fortalece-se e sente-se valorizado nessa busca constante.
Para um pessoa, a perda do trabalho pode criar doenças psíquicas específicas, como os surtos psicóticos e a formação das neuroses. Essas são aspectos cada vez mais abordados, por envolverem a psicodinâmica do trabalho, tornando-se pontos fundamentais de preocupação para os que lidam com a saúde das pessoas no trabalho.
A ameaça de perder seu trabalho causa a sensação de inutilidade, acompanhada de progressiva deterioração identitária, fazendo que as pessoas sintam-se sobressaltadas, pois a força de trabalho de que dispõem pode ser dispensada a qualquer momento, mas isso motiva a pessoa a manter-se no trabalho, que se a única forma de sobrevivência para muitos.
Manter-se em seu trabalho sem nenhuma realização, associado ao defeito crônico de uma vida mental sem saída mantida pela organização do trabalho, tem provavelmente um efeito que favorece as descompensações psiconeuróticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...