Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os erros de avaliação de desempenho mais comuns são resultantes de julgamentos e observações equivocadas e podem ser identificados quando se observam discrepâncias entre o desempenho real do avaliado e o julgamento feito pelo avaliador. Nesse sentido, para que não ocorram desmotivação, queda dos níveis de produtividade e ainda o fracasso do modelo de avaliação de desempenho, deve-se evitar
olhar o todo, pois uma impressão geral favorável sobre o desempenho de um fator pode resultar em pontuações positivas em todos os fatores.
ser complacente, pois isso pode gerar uma desconsideração pelas diferenças existentes entre os avaliados quanto aos padrões de desempenho.
retratar fielmente o empregado, pois é desnecessário identificar as diferenças sutis de desempenho expressas no dia-a-dia de cada avaliado.
avaliar pelas ações mais antigas e valorizar as mais recentes, que são mais representativas do comportamento do empregado ao longo do período de avaliação.
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