Engenharia Eletrônica - Eletrônica de Potência - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Soft-Starters e inversores ou conversores de frequência são comumente utilizados no acionamento de máquinas elétricas em ambientes industriais. Assinale a alternativa correta.
Um soft-starter é um dispositivo eletrônico responsável pela partida gradual de motores síncronos ou assíncronos. O dispositivo aplica uma quantidade ajustável de tensão elétrica alternada ao motor, através do controle do disparo de tiristores, sem a variação da frequência de alimentação do motor.
Um soft-starter é um dispositivo eletrônico capaz de sintetizar um sinal de saída de tensões trifásicas, alternadas, de amplitude e frequência variáveis, aplicáveis na partida de motores síncronos ou assíncronos a partir de uma fonte de tensão contínua.
Um conversor de frequência é responsável pela partida gradual de motores síncronos e assíncronos, mediante a modulação da frequência das tensões aplicadas ao motor, sem a variação de sua amplitude. Após a partida do motor, o conversor deve ser desativado, e a carga pode ser ligada diretamente à rede elétrica.
Um conversor de frequência de dois quadrantes pode fazer um motor elétrico, síncrono ou assíncrono, operar em apenas um sentido de rotação.
Um soft-starter pode ser utilizado para alimentar a armadura de um motor de corrente contínua, com enrolamento de campo independente, para controle de sua velocidade e torque.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...