Texto CE-I – questões de 33 a 35
O advento da tecnologia digital tem proporcionado uma série de facilidades desconhecidas até bem recentemente. A Internet, o CD-player, o DVD, os jogos interativos de computador, a televisão digital de alta definição, a telefonia celular e a tomografia computadorizada são exemplos atuais dessa transformação digital. Entretanto, as versões digitais de sinais como voz, música, TV e filmes, requerem uma imensa quantidade de bits/segundo para armazenar ou transmitir as informações de interesse. Para exemplificar, a tabela acima apresenta os requisitos de diversas fontes de sinal em suas formas originais (não-comprimidas). Nessa tabela, vários números observados, principalmente na última coluna, mostram valores muito altos, demandando grande quantidade de memória para o armazenamento da informação e(ou) tempo de alocação de canal no caso de transmissão.
A compressão de dados, uma subárea dentro de processamento digital de sinais, estuda a representação eficiente das fontes de sinais. Essa eficiência é buscada no sentido de minimizar as redundâncias de informação das fontes. No sentido de sistemas estocásticos, a redundância pode ser posta como a dependência estatística dos símbolos gerados pela fonte de sinal. Utilizando os recursos e avanços tecnológicos de redes de comunicações, microeletrônica de processadores digitais, computadores e equipamentos de telecomunicações, atualmente, já se tem uma série de ferramentas que fazem uso da compressão de dados para possibilitar a implementação de diversos produtos de mídia digital.
Considerando o texto CE-I, julgue os itens a seguir.
Um dos problemas de compressão de dados está relacionado à restrição da taxa limiar de transmissão de dados ou da capacidade de memória para armazenamento. Nesse caso, o problema é como comprimir a fonte abaixo ou no limite da restrição da taxa limiar, preservando a máxima fidelidade possível. Encontram-se nessa categoria o correio eletrônico de voz, a telefonia celular, o rádio móvel e a videoconferência. Outro tipo de problema de compressão de dados apresenta como restrição a fidelidade mínima aceitável, buscando atendê-la com a quantidade mínima de bits possível. Esse tipo de aplicação tem como exemplos imagens para a área médica, compressão de transitórios de redes de energia elétrica e áudio de alta qualidade para a reprodução óptica em disco compacto (CDplayer).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...