A Polícia Federal (PF), em uma operação de busca e apreensão, capturou um sistema de transmissão ponto-a-ponto com a seguinte descrição.
► O sistema é utilizado para transmitir dados gerados por diversos computadores pertencentes a uma rede LAN (local area network).
► Os dados dos computadores pertencentes à LAN são multiplexados em TDM por um equipamento com capacidade de gerar em sua saída o sinal em banda base s1(t), no formato NRZ polar, à taxa de 4 Mbps.
► O sinal s1(t), é injetado em um modulador QPSK, com eficiência espectral de 1,5 bps/Hz, gerando, em sua saída, o sinal s2(t), de freqüência central 100 MHz.
► O sinal s2(t), é injetado em um upconverter, o que resulta no sinal s3(t), de freqüência central 10 GHz.
► O sinal s3(t), é amplificado em potência e em seguida filtrado, gerando o sinal s4(t), A potência do sinal s4(t), é igual a 0,5 W.
► O sinal s4(t), é injetado em um sistema transmissor casado composto por um guia de onda e uma antena de refletor parabólico offset de ganho igual a 35 dBi.
Durante a operação, a PF apreendeu também o receptor do sistema, cuja sensibilidade é igual a –80 dBm, que estava localizado à distância d do transmissor e utilizava antena/guia de onda com as mesmas características do sistema radiante do transmissor. A temperatura efetiva de ruído do sistema receptor, desconsiderando a antena e o guia de onda, é
Se o sistema opera em condições ideais, o filtro na saída do transmissor deve ser do tipo passa-faixa e sua largura de banda de 3 dB pode ser inferior a 1,5 MHz.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...