Nos projetos de recuperação florestal a avaliação das condições da área degradada, o tipo e a extensão do dano ocorrido no local é uma das principais etapas. Essa etapa irá nortear as ações de recuperação e estratégias a serem empregadas. Considere as áreas a serem recuperadas abaixo e os possíveis sistemas de recuperação florestal a serem empregados em cada área.
Área 1: Área em que a vegetação original foi substituída por determinada atividade produtiva. Não conta com fragmentos florestais remanescentes próximos. Banco de sementes do solo depauperado.
Área 2: Área que sofreu corte raso recente da vegetação, mas sem alteração das características do solo. Apresenta-se cercada de fragmentos remanescentes de vegetação.
Área 3: Remanescente degradado de floresta com alguns indivíduos remanescentes e baixa diversidade.
Diante das características destas três áreas e considerando-se a relação custo/benefício do processo de recuperação, as estratégias mais adequadas são:
Área 1: Reflorestamento heterogêneo com espécies nativas,
Área 2: Condução da regeneração natural,
Área 3: Enriquecimento.
Área 1: Condução da regeneração natural,
Área 2: Enriquecimento, Área 3: Reflorestamento heterogêneo com espécies nativas.Área 1: Enriquecimento,
Área 2: Condução da regeneração natural, Área 3: Reflorestamento heterogêneo com espécies nativas.Área 1: Reflorestamento heterogêneo com espécies nativas,
Área 2: Enriquecimento, Área 3: Condução da regeneração natural.Área 1: Condução da regeneração natural,
Área 2: Reflorestamento heterogêneo com espécies nativas, Área 3: Enriquecimento.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...