NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A reposição florestal estabelece a necessidade de sementes e mudas para o plantio de espécies nativas. O reflorestamento com espécies da Amazônia tem se intensificado, ocasionando aumento na demanda por material propagativo dessas espécies. Dentre esses materiais, a semente constituise no meio mais fácil de propagação. A importância do uso de sementes de espécies nativas nos programas de reflorestamento deve-se às vantagens que estas apresentam, tais como:
tais sementes são mais fáceis de transportar; têm alto aproveitamento devido ao seu tamanho grande, em relação ao tamanho reduzido de outros materiais propagativos; seu preço é sempre mais baixo do que das espécies exóticas; elas favorecem a oxigenação do solo, pois servem de alimento para minhocas.
a maioria das espécies florestais tem sua propagação mais fácil na forma de sementes do que de outros materiais propagativos; o manejo e o armazenamento dessas sementes são mais econômicos do que de outros materiais propagativos; tais sementes reduzem a possibilidade de transmissão de pragas e doenças e mantêm a variabilidade genética para melhor aproveitamento futuro.
a tecnologia disponível para a produção de mudas de sementes é bem mais desenvolvida do que de outro material propagativo; as mudas produzidas a partir de sementes são mais resistentes tanto ao frio como ao calor; a Legislação só permite plantar, na Amazônia, mudas produzidas a partir de sementes.
as sementes, recalcitrantes ou ortodoxas, têm a capacidade de dormência por um longo período de tempo, favorecendo o transporte e utilização durante todo o ano; as sementes podem produzir plantas mais saudáveis e de crescimento mais rápido do que os outros materiais propagativos; as sementes de espécies nativas são abundantes nas florestas da Amazônia, além de serem de coleta muito fácil.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...