NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As florestas tropicais úmidas são caracterizadas, especialmente, pela alta diversidade, favorecendo grande quantidade e variedade de produtos, principalmente madeireiros. Outra característica da floresta é o fato de uma grande parte (aproximadamente 45%) das espécies arbóreas ocorrer em baixíssima densidade, com menos de um indivíduo por hectare. Alguns métodos de tratamentos silviculturais podem ser utilizados para favorecer o crescimento e aumentar a densidade das espécies selecionadas para serem beneficiadas. Pesquisas têm mostrado que o crescimento pode ser duplicado em relação à floresta explorada e não-tratada. Os principais tratamentos silviculturais realizados em florestas tropicais são:
corte de cipós; desbastes de grandes árvores ocas ou de fustes tortuosos, utilizando motosserras; e aplicação de produtos arboricidas para eliminar as árvores com diâmetros inferiores a 45cm (diâmetro mínimo permitido para ser comercializado).
corte de cipós; aplicação de arboricidas na vegetação de sub-bosque, para facilitar as atividades de exploração das árvores adultas; corte das palmeiras e espécies arbóreas sem valor comercial.
corte de cipós; desbaste de liberação de copas para maior captação de luz pelas copas das árvores a serem colhidas nas próximas explorações; plantios em clareiras e outras áreas abertas pela exploração florestal.
corte de cipós; plantios em linhas dentro da floresta explorada; adubação de mudas de regeneração natural de espécies de alto valor econômico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...