Os solos da Amazônia apresentam determinadas limitações como baixa fertilidade, elevada acidez e baixa capacidade de troca de cátions. Além disso, podem permanecer inundados, por períodos que variam de dias a meses, em conseqüência da elevação do nível das águas nas cheias dos rios ou de elevadas precipitações pluviais ou ainda de restrições de drenagem ou de elevação do nível do lençol freático. A inundação dos solos pode alterar o equilíbrio dos elementos e dos compostos, o que acarreta importantes mudanças químicas, físicas, biológicas e mineralógicas. Acerca dos possíveis efeitos da inundação em solos amazônicos, assinale a opção correta.
- A. As alterações de correntes da inundação incluem o decréscimo no potencial redox ou atividade de elétrons, que representa uma medida quantitativa da tendência de um dado sistema oxidar ou reduzir substâncias ou elementos suscetíveis a esses fenômenos.
- B. Valores baixos e negativos do potencial redox indicam uma baixa atividade de elétrons e, portanto, condições oxidantes; enquanto valores altos e positivos do potencial indicam condições redutoras.
- C. Após a inundação, bactérias anaeróbicas e reações químicas de redução consomem todo o oxigênio disponível na água, reduzindo seu nível rapidamente em várias regiões do solo, tornando-o virtualmente desprovido de oxigênio.
- D. Na ausência de oxigênio, receptores alternativos de elétrons passam a ser usados e a ordem em que os receptores de elétrons são usados por uma população microbiana segue, geralmente, o conceito de energia livre, resultando na seguinte seqüência: redução do sulfato e redução do bicarbonato, redução do nitrato, redução de óxidos metálicos, respiração aeróbica (redução do oxigênio).