A proteção da floresta, contra incêndios florestais, e a do solo, contra erosão, são etapas importantes no processo administrativo de um empreendimento florestal. Incêndio florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem, intencionalmente ou por negligência, quanto por fonte natural. As erosões são efeitos da má-conservação do solo na condução de uma cultura. Acerca dos incêndios florestais e das técnicas de manejo e conservação do solo, assinale a opção correta.
- A. Para que o fogo se propague sem controle, causando um incêndio florestal, basta que os fatores diretamente associados ao combustível, como baixa umidade relativa do ar, alto poder calorífico, alta densidade e alto teor de material volátil, estejam favoráveis.
- B. Os incêndios florestais podem ser causados por raio e, nesse caso, a prevenção pode ser feita mediante a educação da população, legislação específica e medidas coercitivas e, também, com as técnicas para controlar o material combustível.
- C. O modelo empírico que estima as perdas médias anuais de solo de determinado local, denominado equação universal de perdas de solo (EUPS), permite orientar o planejamento conservacionista com base em combinações de uso do solo, manejo da vegetação e práticas conservacionistas com o objetivo de que essas perdas sejam mantidas em níveis toleráveis.
- D. Em um modelo matemático, a EUPS abrange os fatores que influenciam a erosão pelo impacto das gotas de chuva e pela enxurrada e é expressa pela fórmula: A = R.K, em que A representa as perdas médias anuais de solo, R é o fator de erosividade da chuva e K é o fator erodibilidade do solo.