Questão número 532215

As possibilidades de utilização de madeira aumentaram consideravelmente desde que o homem saiu das cavernas. Se antes o uso era restrito ao cozimento de alimentos e à proteção, utilizando-se a madeira bruta, hoje os usos de madeira incluem a produção de polpa celulósica e papel, a fabricação de móveis, a geração de calor e a produção de lâminas e partículas para a fabricação de painéis. Com o desenvolvimento tecnológico de processos e maquinários, não se pode conceber a utilização da madeira sem o conhecimento prévio das suas características. Com referência às características das madeiras, assinale a opção correta.

  • A. A madeira de Dinizia excelsa (angelim) possui uma densidade básica de 0,83 g/cm 3 , característica que a coloca na classificação de madeira dura e significa que a espécie produz 830 kg de madeira seca (0% de umidade) por 1 m 3 de madeira saturada de umidade.
  • B. A madeira de Carapa guianensis (andiroba), com densidade básica de 0,59 g/cm 3 ; contração tangencial de 8,1%, radial de 4,4% e longitudinal de 0,1%; e coeficiente anisotrópico igual a 4, é classificada como madeira mole e de excelente estabilidade dimensional.
  • C. Os valores das umidades máximas das madeiras de Ocotea neesiana (louro), cuja densidade básica é de 0,55 g/cm 3 , e de Hymenaea parvifolia (jutaí-mirim), cuja densidade básica é de 0,90 g/cm 3 ), são iguais.
  • D. A trabalhabilidade da madeira é influenciada diretamente pela qualidade da ferramenta utilizada, mas não pelas características físicas da madeira, como densidade e textura.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...