As questões antropológicas éticas implicadas na discussão ecológica formulam críticas à tradicional teologia da criação, principalmente no que se refere ao dominai a terra e submetei os animais (Gn 1, 28). A interpretação tradicional dada ao papel do ser humano na criação serviu de justificativa para um domínio explorador dos recursos naturais. Acerca da ética no contexto ambiental, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A. A coleção de acessos é rotineiramente utilizada para propósitos de pesquisa, caracterização, avaliação e utilização de materiais, multiplicando-se de acordo com a demanda e regenerando-se periodicamente.
- B. Para a compreensão comum e tradicional, a ética diz respeito apenas à realidade humana, referindo-se a valores, bens e normas implicadas no intercâmbio entre humanos. As realidades naturais recebem consideração moral, enquanto respondem a interesses humanos.
- C. A vida não pode ser reduzida à pura realidade biológica bruta e isolada, pois, essencialmente, apresenta dinamismo vital, transitando como fluxos energéticos entre os seres vivos de um nicho ecológico. A vida depende de processos interdependentes e inter-relacionados em equilíbrio.
- D. A única atitude humana condizente frente à fragilidade da vida é o cuidado que supera a pura perspectiva da justiça e dos direitos. O sujeito moral da ética ecológica precisa desenvolver o modo de ser do cuidado, que corrige e completa o modo de ser do trabalho, que intervém na natureza para satisfazer as necessidades humanas básicas.
- E. O objeto moral da ética ecológica é a vida em seu sentido mais amplo. A vida, além de ser considerada o milagre da natureza, diante do qual os humanos devem mostrar admiração e respeito, é fruto de um processo evolutivo de milhões de anos e reproduz-se continuamente com a colaboração de fatores abióticos e bióticos, que estão em equilíbrio nos ecossistemas. A própria vida cria condições para se reproduzir.