A. A caatinga é o tipo de vegetação mais característico do nordeste do Brasil, a qual recobre de 700.000 a 800.000 Km², o que corresponde a 10% do território brasileiro. Caracteriza-se pela predominância de árvores e arbustos baixos profusamente ramificados, frequentemente espinhosos, com folhagem decídua na estação seca e pela presença conscípua de formas de vida peculiares, como cactos colunares e globulosos e bromélias terrestres.
B. O principal fator que determina a existência da caatinga é o clima mesofluvial. A caatinga ocorre em áreas subtropicais marcadas por estação seca e chuvosa prolongada e regularmente distribuída no tempo e no espaço. O total de chuvas geralmente ultrapassa 800mm.
C. As savanas brasileiras são conhecidas localmente com o nome de cerrado e ocupam cerca de 22% do território brasileiro, tendo como extensões, principalmente o sudeste (Minas Gerais e São Paulo) e o nordeste (Bahia e Piauí).
D. O cerrado é uma vegetação tipo savanica, com fitofisionomias campestres, savanicas e florestais caracterizado por um clima sazonal com fortes chuvas durante os meses de verão, entre outubro e março, e um prolongado período seco durante o inverno.
E. Os solos do cerrado são, na sua maioria, tipicamente latossolos pobres em nutrientes e com alta concentração de alumínio. Porém, muitas das espécies do cerrado são capazes de utilizar e armazenar alumínio solúvel do solo.