Um dos maiores desafios diante do trabalho em equipe de saúde é a reunião da equipe. Segundo as diretrizes nacionais de políticas públicas em saúde, para a equipe de saúde conseguir delinear um projeto terapêutico a contento, é correto afirmar que
- A. o gestor da equipe deve delegar tarefas aos profissionais com vistas a uma empreitada sinérgica.
- B. os espaços do cotidiano são pouco autoritários, mas é comum que uns estejam acostumados a mandar e outros a calar e obedecer na sociedade brasileira.
- C. um clima fraternal de trocas de opiniões (até mesmo críticas), conjugado à objetividade nas reuniões exige um aprendizado de todas as partes, e é a primeira tarefa de qualquer equipe.
- D. um espaço de diálogo, com um clima favorável à cortesia e gentileza é necessário; contudo, não é preciso que todos tenham direito à voz e à opinião, visto que isso custa tempo, sistematização e objetividade.
- E. as reuniões são vistas por grande parte dos colaboradores e instituições como enfadonhas e improdutivas, além de potencialmente gerarem conflitos desnecessários, devendo ser evitadas ao máximo, e quando forem inevitáveis, que sejam rápidas e objetivas.