Resumidamente, a silvicultura tropical, assim como a silvicultura em geral, pode ser definida como a ciência de manipular um povoamento florestal dominado por árvores e seus produtos com o objetivo de otimizar a produção de madeira de forma economicamente rentável. A silvicultura tropical, para alcançar seus objetivos, lança mão de tratamentos silviculturais, entre esses, o desbaste, que é a redução do número de árvores que crescem em determinado povoamento para condicionar a competição. Acerca do desbaste, assinale a opção incorreta.
- A. No desbaste pelo alto, cortam-se as árvores do estrato médio a superior do povoamento, com a finalidade de desafogar as dominantes e codominantes que interessa manter até ao final da rotação, isto é, os cortes são efetuados por cima, para abrir o estrato superior, favorecendo as árvores mais promissoras desse estrato. A finalidade desse método de desbaste é permitir que as árvores dos estratos inferiores venham atingir valor comercial.
- B. Um dos efeitos fisiológicos do desbaste é a redução da competição das árvores pela luz, pela umidade e pelos nutrientes, o que melhora as condições de sobrevivência e o crescimento das árvores e, consequentemente, diminui a mortalidade natural, favorecendo o crescimento e o desenvolvimento da copa das árvores.
- C. O desbaste por baixo consiste em eliminar todas as árvores dominantes, codominantes e dominadas com altura superior a 2,0 m e todas as árvores mortas e doentes. A finalidade é favorecer a regeneração.
- D. Desbastes fortes alteram as condições ecológicas, e essas alterações podem-se manifestar pelo aumento das temperaturas dentro do povoamento, pelo aumento da quantidade de água que chega ao solo e pela redução da transpiração do povoamento.
- E. O desbaste pode causar algumas desvantagens para a qualidade da madeira, tais como: fustes com forma cônica e, consequentemente, redução da percentagem de utilização das toras; árvores com sapopemas, que dificultam o processamento e o aproveitamento das toras; aceleração do crescimento em diâmetro, o que pode afetar a densidade da madeira.