Acerca das ferramentas de análise hidráulica e dos respectivos componentes de um modelo quantitativo para avaliação do funcionamento das redes de distribuição para abastecimento de água, assinale a alternativa correta.
- A. Uma dificuldade na formulação de um modelo de redes de distribuição hidráulica se dá pela complexidade em se acrescentar os dispositivos (como bombas e válvulas redutoras de pressão) e modelar os respectivos comportamentos na rede.
- B. Num modelo para análise de redes de distribuição de água, o problema hidráulico correspondente pode ser posto como o de determinação das vazões nos diversos trechos da rede, de maneira a satisfazer as condições expressas através das equações da conservação de velocidade nos nós e de energia nos trechos da rede.
- C. O emprego de técnicas de otimização na análise de redes é feito de modo a maximizar uma função objetiva, sujeita a um conjunto de equações lineares de restrições que representam as equações de conservação de massa nos nós e de energia nos trechos.
- D. Considerando que o vazamento é consequência direta de defeitos na rede, a fim de avaliar as perdas, o método de análise hidráulica deve considerar que ocorrerão fugas de água na rede e que estas serão proporcionais à velocidade.
- E. A finalidade básica dos sistemas de distribuição de água é transportar água de um lugar para o outro, garantindo que esta chegue em quantidade e qualidade desejadas ao usuário final. Assim, ao disponibilizar água ao consumidor, é preciso que a energia e a pressão da rede sejam iguais à energia e à pressão que serão usadas para superar as perdas de carga dentro dos imóveis.