Nos últimos anos, o desenvolvimento econômico do Brasil e o aumento do fluxo comercial têm direcionado os holofotes para a logística no país. Diante da carência de infraestrutura de transportes e da falta de integração entre os modais, o governo federal vem fazendo esforços para reduzir as lacunas e permitir que as empresas cheguem a um nível superior de excelência nas operações logísticas. Com base nisso, assinale a alternativa correta.
- A. Os bons resultados com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) levaram o governo a lançar o Programa de Investimento em Logística (PIL), no intuito de dar continuidade aos projetos de infraestrutura logística no país nos últimos anos.
- B. A fim de compensar o desequilíbrio da matriz de transportes no país, os investimentos previstos no curto prazo se direcionam em maior volume para o modal rodoviário.
- C. Tão ou mais importante do que incrementar a infraestrutura logística do Brasil, é criar um ambiente de gestão eficiente que deve envolver questões como burocracia, segurança pública, legislação, política de investimentos, meio ambiente e capacitação técnica e gerencial.
- D. Com os investimentos previstos no Programa de Investimento em Logística (PIL), o governo garante a capacidade de recursos para aporte de investimento, fazendo das parcerias com investidores privados apenas um instrumento para promover a eficácia sobre a capacidade de planejamento do governo e a real eficiência desses investimentos.
- E. A proporção de investimentos em diferentes modais de transporte vai aproximar a matriz de transportes nacional do perfil multimodal presente em países como os Estados Unidos, o que irá propiciar uma redução dos custos logísticos.