Suponha que o isolamento térmico de um tubo que transporta um fluido a temperaturas maiores do que a temperatura do meio ambiente deva ser escolhido. Para fundamentar sua escolha, o responsável pelo projeto modelou esse problema como sendo um problema de transferência de calor, em regime permanente, de um tubo cilíndrico de comprimento L , com raio interno ri e raio externo re , no qual escoa um fluido à temperatura constante Ti . A temperatura do ambiente externo é Te . A parede do cilindro possui condutividade térmica k constante e não há, no sistema, nenhuma geração interna de calor. Dessa forma, a equação que descreve a distribuição de temperatura na parede do tubo reduz-se a
que após integração resulta em T(r) = C1ln(r)+C 2, em que as constantes C1 e C2 são determinadas com as condições de contorno adequadas ao problema. Com respeito à resistência térmica da parede do tubo, julgue os itens abaixo, marque com F a(s) afirmativa(s) falsa(s) e com V a(s) verdadeira(s) e assinale a opção correta.
( ) Para tubos de mesmo material e raios, aumentando- se o comprimento do tudo em 4 vezes, a resistência condutiva do tubo é reduzida em 4 vezes.
( ) A resistência térmica do tubo é diretamente proporcional à razão de aspecto re /ri.
( ) Sejam dois tubos cilíndricos de mesmo comprimento e feitos do mesmo material, com razões de aspecto re /ri iguais a a e a2 . Portanto, a resistência térmica de um dos tubos é duas vezes maior do que a do outro.
V,F,V
F,V,F
V,F,F
V,V,F
F,V,V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...