Ao conceituar grupo operativo e processo grupal, Enrique Pichon-Rivière e seus seguidores, definiram a prática grupal em conceitos, de momentos e personagens do processo, que nos auxiliam nas atividades com grupos. Enumere os conceitos apresentados de acordo com as definições.
Definições:
1. Apropriação instrumental da realidade para modificá-la. Vincula-se intimamente com o critério de adaptação ativa à realidade, através do qual se explicita a ideologia que sustenta esta instituição.
2. Traz a campo a informação que permite o autoconhecimento grupal, o que gera novas formas de interação, modifica o campo grupal; permite, a partir do autoconhecimento, a reestruturação das relações entre os membros e com a tarefa.
3. Dirige-se basicamente à ruptura dos estereótipos na modalidade de abordagem do objeto de conhecimento; estereótipos que, por carência de confrontação, podem potencializar-se nos grupos homogêneos.
4. Mantém com o grupo uma relação assimétrica, requerida pelo seu papel específico: o de copensor. Sua tarefa consiste em refletir com o grupo sobre a relação que seus integrantes estabelecem entre si e com a tarefa prescrita.
5. Conjunto organizado de noções e conceitos gerais, teóricos, referentes a um setor do real, a um universo do discurso, que permite uma aproximação instrumental do objeto particular concreto.
Conceitos:
( ) Esquema conceitual referencial operativo.
( ) Interpretação operativa.
( ) Heterogeneidade.
( ) Aprendizagem.
( ) Coordenador.
A sequência está correta em
5, 2, 3, 1, 4
2, 1, 4, 3, 5
1, 4, 2, 5, 3
3, 5, 1, 4, 2
4, 3, 5, 2, 1
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...