Considere os seguintes tópicos referentes ao princípio de funcionamento de uma bomba centrífuga e assinale com V os verdadeiros e com F os falsos.
( ) Logo que se inicia o movimento do rotor e do líquido contido nos canais formados pelas pás, a força centrífuga decorrente desse movimento cria uma zona de maior pressão na periferia do rotor e, conseqüentemente, uma de baixa pressão na sua entrada, produzindo o deslocamento do líquido em direção à saída dos canais do rotor e à boca de recalque da bomba. Estabelece-se um gradiente hidráulico entre a entrada e a saída da bomba em virtude das pressões nelas reinantes.
( ) Simultaneamente ao escoamento do líquido através do encanamento de aspiração do reservatório inferior para a bomba, a energia na boca de recalque da bomba, tornando-se superior à pressão estática a que está submetida a base da coluna líquida na tubulação de recalque, obriga o líquido a escoar para uma cota superior ou local de pressão considerável.
( ) É na passagem pelo rotor que se processa a transformação da energia mecânica nas energias de pressão e cinética que são aquelas que o líquido pode ter. Saindo do rotor, o líquido penetra no difusor, onde parte apreciável de sua energia cinética é transformada em energia de pressão e segue para a tubulação de recalque.
( ) Em virtude da diferença de pressões que se estabelece no interior da bomba ao ter lugar o movimento de rotação, a pressão à entrada do rotor torna-se inferior à existente no reservatório de captação, dando origem ao escoamento do líquido através do encanamento de aspiração, do reservatório inferior para a bomba.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
(V) (V) (V) (V)
(F) (V) (F) (V)
(V) (F) (F) (V)
(F) (F) (V) (F)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...