Metalografia é o estudo da morfologia e da estrutura dos metais e a análise metalográfica consiste em diversas etapas. Julgue os itens a seguir quanto às etapas que fazem parte da análise metalografica.
I Corte: a amostra a ser analisada deve ser cortada de forma a não sofrer alterações pelo método de corte. O procedimento é realizado a frio e, em geral, utilizam-se serras para o corte primário, ou seja, para separar a porção aproximada que será analisada. Na seqüência, usa-se um equipamento denominado Cut-Off que faz um corte mais preciso, utilizando-se um fino disco abrasivo e farta refrigeração, a fim de não provocar alterações por calor na amostra.
II Lixamento: são utilizadas lixas do tipo lixa d'água, fixadas em discos rotativos. Normalmente, inicia-se o lixamento com a lixa de granulometria 220, passando-se, em seguida, pelas lixas 320, 400 e 600. Em alguns casos, usam-se lixas mais finas que a lixa 600, chegando-se à lixa 1.000 ou à 1.200. Todo o processo de lixamento é feito sob refrigeração com água.
III Polimento: a etapa do polimento é executada, em geral, com panos especiais, colados a pratos giratórios, sobre os quais são depositadas pequenas quantidades de abrasivos. Esses abrasivos variam em função do tipo de metal que está sendo preparado. Os mais comuns são o óxido de alumínio (alumina) e a pasta de diamante. Durante o polimento, a amostra também é refrigerada, com a utilização de álcool ou agentes refrigerantes específicos.
IV Ataque químico: há uma enorme variedade de ataques químicos para diferentes tipos de metais e situações. Em geral, o ataque é feito por imersão da amostra, durante um período de aproximadamente 20 segundos, de modo a revelar a microestrutura. Um dos reagentes mais usados é o NITAL, (ácido nítrico e álcool), que funciona para a grande maioria dos metais ferrosos.
A quantidade de itens certos
1.
2.
3.
4.
5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...