Alguns materiais possuem baixa resistência a corrosão. Na maioria dos meios, porém, essa resistência pode ser melhorada, ampliada ou até mesmo obtida no seu mais elevado grau, utilizando-se técnicas adequadas de proteção. Acerca dessas técnicas, assinale a opção incorreta.
Os revestimentos ampliam a resistência a corrosão do material metálico, formando uma película interposta entre o metal e o meio corrosivo, que pode dar ao material um comportamento mais nobre, como no caso das deposições metálicas mais catódicas que o metal de base, ou se constituir em uma barreira entre o metal e o meio.
Os inibidores de corrosão são muito utilizados quando o meio corrosivo é líquido e atua em circuito fechado. Os inibidores são compostos químicos adicionados ao meio que promovem polarização anódica ou catódica ou formam uma película que aumenta a resistência de contato das áreas anódicas e catódicas das pilhas de corrosão.
Sendo o oxigênio um agente despolarizante, a sua retirada favorece a polarização catódica, com conseqüente diminuição da intensidade do processo corrosivo. A retirada de oxigênio do meio é chamada de desaeração.
O aumento da resistência a corrosão via controle de pH visa favorecer a apassivação daqueles metais que se tornam passivos com o pH ligeiramente básico.
A proteção catódica é muito utilizada em estruturas aéreas e consiste em tornar a estrutura a proteger em anodo de uma célula eletroquímica ou eletrolítica, forçando um alto grau de polarização catódica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...